O Canadá é um dos destinos mais procurados por intercambistas brasileiros. Porém, o governo decidiu realizar mudanças em seu processo de visto para estudantes. As novas regras, em vigor desde 22 de janeiro de 2024, impactam diretamente quem deseja realizar um intercâmbio no país a partir de setembro de 2024.
E quais foram essas mudanças?
A principal foi a redução de vistos para cursos de longa duração. O governo canadense reduziu em 35% a emissão de vistos para cursos com mais de 6 meses. Isso significa que a concorrência por vagas será mais acirrada. Além de ter anunciado um reajuste na comprovação financeira do visto.
O governo também decidiu alterar o limite de trabalho para estudantes, que antes podiam trabalhar até 20h semanais, agora só poderão exercer 10h de carga horária total.
Mas, claro, existem exceções a essa mudança!
Os programas de High School (ensino médio), Mestrado e Doutorado não sofrerão cortes na emissão de vistos e nem serão afetados pelas outras mudanças.
Essas mudanças trazem impactos significativos aos estudantes, como:
- Maior competitividade, afinal, com a redução de vagas, a seleção de estudantes será mais rigorosa.
- Planejamento detalhado, o estudante precisa ter um plano de estudos sólido e comprovar capacidade financeira para garantir seu visto.
- Flexibilidade, porque os estudantes precisarão se adaptar à nova realidade do mercado de trabalho canadense e se manter nele.
Pensando em tudo isso, é importante iniciar seu planejamento com antecedência e ficar de olho em novas atualizações que podem impactar o processo. Contar com uma empresa especializada também pode ser de grande ajuda, afinal, eles poderão te auxiliar na escolha do programa, na preparação da documentação e na solicitação do visto.
As novas regras do intercâmbio no Canadá exigem organização e atenção aos detalhes!
Se ficou com dúvidas e quer mais informações, entre em contato com a First Choice e nossa equipe te auxiliará.